quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

4. A Luisinha não conheceu Kika


A Luisinha tem um gato chamado Pompom. A melhor amiga da Luisinha chama-se Leonor e tem um pássaro especial que se chama Kika.
As duas meninas estavam entusiasmadas para estarem juntas e combinaram ir a casa uma da outra sem pedirem autorização aos pais.
-Mamã hoje a Luisinha vem ver a Kika. - Diz a Leonor à mãe enquanto tomava o pequeno almoço preferido, cereais com leite.
-A mãe da Luisinha não me telefonou Leonor, tens a certeza do que estás a dizer? -Pergunta a mãe surpreendida.
- Sim mamã, tenho a certeza. A Luisinha está aqui em casa às 14:30 para brincar comigo e conhecer a Kika, e depois do lanche vou a casa dela conhecer o Pompom.
- Vais a casa da Luisinha e não me perguntas se podes? Vou telefonar à mãe da Luisinha e tentar perceber esta história. - Diz a mãe da Leonor com cara séria.
A mãe da Leonor telefona à mãe da Luisinha e percebe que tudo tinha sido combinado entre as meninas. A alegria de terem um animal de estimação e a vontade de estarem juntas era tanta, que se esqueceram que quem decide se podem ou não estar juntas são os pais.
Na casa da Luisinha, quando a mãe desliga o telefone à mãe da Leonor, só se ouve:
- Luuuuuuiiiiiisssssiiiiinnnhhhhhaaaaaaaaaaaaaaaaa!
- Que foi mamã? Quando me chamas assim é porque fiz uma asneira e eu estava a pentear o Pompom. -Diz a Luisinha confusa com o que se estava a passar.
- Larga o Pompom! Temos que conversar!
Sentaram-se as duas no sofá e a mãe da Luisinha disse:
- A mãe da Leonor telefonou-me agora e disse que tinhas combinado estar em casa dela depois de almoço para conhecer a Kika e depois vinham aqui para casa brincar com o Pompom. Não deves combinar nada sem falar comigo primeiro Luisinha. Explica-me o que te passou pela cabeça!
A Luisinha não falava e com um olhar muito sério olhava para a mãe.
- Quando quiseres estar com uma amiga ou quando uma amiga te convidar para estares com ela, deves conversar comigo. Digo-te muitas vezes que só com uma boa conversa é que as pessoas se entendem. - Explicava a mãe com ar sério mas muito calma.
A Luisinha abanava a cabeça concordando com tudo que a mãe ía dizendo.
- Sabes o que tinha acontecido se tivesses conversado com a mãe?
- Não mamã.Tive receio que dissesses que não deixavas. - Responde a Luisinha.
- Se tivesses falado comigo eu teria telefonado à mãe da Leonor para combinar o vosso encontro e a esta hora estarias lá.
- Mamã desculpa!Levas-me lá agora? Por favor! - Implora a Luisinha enquanto abraça a mãe a saltitar.
-Desculpo porque cada dia serve para te ensinar algo novo, mas não te levo a casa da Leonor. Fica para um próximo dia e sei que nunca mais te vais esquecer que é dever dos filhos falarem com os pais primeiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário