quarta-feira, 30 de março de 2016

30. Luisinha e a hora de dormir


A Luisinha tem 7 anos e como todas as crianças desta idade gosta de estar acordada até tarde.
Educar uma criança a ter horas para dormir não é fácil, mas é possível.
A gestão do tempo é fundamental.
Ser profissional e mãe obriga-me a gerir com rigor as poucas horas que estou com a Luisinha.
Saio às 18:00 do trabalho e  a Luisinha às 20:45 tem que ir para cama.


Chego a casa às 18:30 e tenho apenas 2 horas para  dar banho à Luisinha, corrigir os trabalhos da escola, jantar e brincar.
Não é fácil e custa-me estar tão pouco tempo com a minha menina, contudo, as horas de sono são essenciais para ela estar bem no dia seguinte, e é assim que penso quando a deito.
O relógio chega às 20:45 e digo:
-Luisinha está na hora, vamos lavar os dentes e  escolher a roupa para amanhã vestires.
A Luisinha aceita bem este horário e porta-se bem.
Escolher a roupa no dia anterior é o melhor que se pode fazer, principalmente com as meninas.
A Luisinha  deita-se e deito-me ao lado dela a contar uma história até à ouvir dormir.
Um dia adormeço eu e no outro dia adormece o pai.
Com 7 anos, há muitas crianças que se vão deitar, apagam a luz e dormem sem a presença dos pais, mas é tão bom este momento!
A Luisinha gosta e eu adoro.
Quando a Luisinha era bebé, muitas pessoas diziam para não lhe dar colo porque ficava mal habituada.
Dei sempre colo à minha filha porque dar colo é temporário.
Os anos passam a correr,se ela precisava de colo, eu dava e amava fazer isso.
Nunca dei importância às opiniões dos outros, ouvia sempre o meu coração de mãe.
Agora com 7 anos já não quer colo e se não lhe desse esse mimo na altura certa,já estava arrependida.
Falta muito pouco tempo para a Luisinha dizer que não quer mais os pais a contar histórias para a adormecer.
Vou aproveitar estes momentos únicos do tão pouco tempo diário que tenho com a minha filha.
Dar amor não é educar mal. Dar amor não provoca insegurança nas crianças.
Às sextas-feiras e aos sábados a Luisinha deita-se mais tarde. Nestes dois dias dou-lhe mais liberdade porque pode dormir no dia seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário